assemae2.jpg
|
A Superintendência de Água e Esgotos - SAE de Ituiutaba participou, na última semana, do 50° Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).
Na ocasião, ocorreu a eleição para o Conselho Diretor Nacional da Assemae, para o quadriênio 2022/2025, oportunidade em que a diretora da SAE, Letícia de Castro Fernandes Garcia e o diretor adjunto, Carlos Humberto Franco Machado, foram eleitos para compor a nova diretoria da associação, colocando a Autarquia e Ituiutaba em destaque no cenário nacional de saneamento básico.
O trabalho contínuo executado pela Autarquia para consolidar às exigências do Projeto Acertar obteve destaque na mesa “Projeto Acertar – Certificação e Manual de Melhores Práticas da Gestão da Informação sobre Saneamento”, coloca a SAE de Ituiutaba como a prestadora, dentre os municípios regulados pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG), em destaque com o maior nível de implementação para os Processos Comercial e Operacional. O projeto tem como propósito tornar as informações sobre o saneamento no Brasil mais sólidas e confiáveis, por meio de metodologias de auditoria e certificação acerca de dados enviados ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
O evento, tido como edição ouro, ocorreu entre os dias 9 e 13 de maio na capital gaúcha, Porto Alegre, e contou com uma vasta programação preparada para proporcionar debates ricos e produtivos sobre o saneamento básico brasileiro. Além de contar com participantes de todas as regiões do país e palestrantes especialistas nos assuntos correlatados, o Congresso também contou com a exposição de trabalhos técnicos e minicursos complementares.
A Assemae é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, que busca o fortalecimento e desenvolvimento da capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços municipais de saneamento básico, responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem urbana. Representa quase dois mil municípios associados, que respondem por 25% da prestação do saneamento básico no Brasil, e que atendem aproximadamente 50 milhões de habitantes.